
A Prefeitura Municipal de Nanuque/MG, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital e Pronto Socorro Renato Azeredo, neste último final de semana. Cento e cinquenta pacientes que aguardavam na fila de espera foram atendidos pela equipe contratada pelo Município e, agora, se recuperam do procedimento cirúrgico.
“Este não é o primeiro mutirão mas foi importantíssimo para que estas pessoas voltassem a ter qualidade de vida e a enxergar melhor. Já trabalhamos muito para praticamente zerar a fila de espera por exames e agora queremos dar andamento a este tipo de ação e reduzir também o número de pessoas que aguardam por cirurgias como esta”, afirmou o Prefeito.
A catarata acontece quando a lente natural do olho, chamada de Cristalino, fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.
Outras ações importantes na área da saúde também foram realizadas nos últimos dois anos, como a ampliação no número de exames e o transporte de pacientes para tratamentos detalhados.
A lista de espera por exames era grande, tinha mais de 2,6 mil pacientes aguardando serem atendidos, e agora com o célere andamento dos procedimentos, a lista está diminuindo cada vez mais.
Para atender com qualidade os pacientes que necessitam de atendimento para exames, consultas e tratamentos disponibilizados somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em grandes centros médicos, a Prefeitura Municipal de Nanuque/MG, adquiriu veículos novos e melhorou o sistema de transporte. Todos os dias são disponibilizados veículos para transportar os pacientes.
Essas são ações da Secretaria Municipal de Saúde, juntos construindo uma nova história, para Nanuque.



